Você Conhece Todos os Direitos dos Idosos?

direitos dos idosos MGF ADVOGADOS
Sumário

Você já deve ter lido em muitos lugares que os idosos tem vários direitos interessantes. O próprio estatuto do idoso elenca uma série de direitos maravilhosos.

Mas como isso é aplicado na vida real? A maioria dos sites não explica com clareza como tirar esses direitos do papel e exercê-los no dia-a-dia.

Nesse post fizemos um compilado de informações valiosas para os idosos, sejam direitos exclusivos deles, ou direitos de todos, mas é que bom que se saiba à respeito.

Saúde dos Idosos

Reajuste em Plano de Saúde

Não pode haver discriminação pelo plano de saúde na hora de cobrar um paciente, apenas por se tratar de pessoa idosa. No entanto, existem exceções onde o reajuste pode ocorrer, e limites devem ser respeitados. Para saber mais, clique aqui.

Medicamentos Gratuitos

Existem uma série de medicamentos gratuitos que podem ser facilmente conseguidos no posto de saúde próximo à sua casa, para ler a lista completa, clique aqui.

Interdição de Idosos

Com o avanço da terceira idade, infelizmente, é muito comum que idoso acabe perdendo a capacidade de cuidar e de responder por si mesmo. Nesse momento, é essencial que o idoso tenha um responsável legal que possa representá-lo para ir ao banco, assinar papéis, etc, e é aí que entra a interdição. Clique aqui para saber como interditar um idoso.

Moradia e Alimentos para o Idoso

Vaga em Casa de Repouso

Sabia que é possível conseguir uma vaga em casa de repouso custeada parcial ou totalmente pelo Estado? Existem alguns requisitos que devem ser seguidos para conseguir essa vaga, para ler mais, clique aqui.

Pensão Alimentícia

Sim, é possível que o idoso peça alimentos aos seus filhos. O idoso que não consiga se sustentar de forma digna, pode recorrer ao judiciário para que seja fixado um valor de pensão na qual os filhos devem ser obrigados a pagar. Leia sobre isso clicando aqui.

Aposentadoria para os Idosos

Revisão da Vida Toda

Mesmo que você já esteja aposentado, é possível pedir pela revisão da vida toda para tentar aumentar o tempo e valor da aposentadoria. Clique aqui para saber mais.

Aposentadoria sem Nunca ter Contribuído

Mesmo que idoso nunca tenha contribuído ao INSS, ele pode realizar o pedido de um benefício caso se encaixe em alguns requisitos, clique aqui para ler sobre eles.

Benefícios aos Idosos

Prioridade na Restituição do Imposto de Renda

Idosos possuem prioridade para receber os valores de restituição de imposto de renda. Comentamos melhor sobre isso neste post.

Daiane Tomé Furlanetto | Advogada

Depoimentos

Confira o que nossos clientes dizem sobre nós.

Excelente
Com base em 157 avaliações
Deborah
Deborah
19/06/2024
Primeiro atendimento,muito humano e acolhedor! Realmente, o atendimento é personalizado e rápido.
Neli Albertina Ferreira Floriano
Neli Albertina Ferreira Floriano
31/05/2024
Ótima, excelente atendimento.
Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
30/05/2024
Primeiramente agradecer vocês pelo excelente trabalho.. que vocês são bem atenciosos.. dizer também que o nosso processo era bem difícil com a experiência de vocês a dedicação de vocês nós conseguimos um ótimo resultado a favor.... Que Deus abençoe vocês sempre
Iara Correa
Iara Correa
29/05/2024
Excelente perguntas objetivas e precisas
Bruna Ilibio
Bruna Ilibio
28/05/2024
Muito eficiente super recomendo atenção, dedicação foco
Maria Dalva
Maria Dalva
22/05/2024
Estou sendo atendida de uma maneira inexplicável,com carinho e atenção.. parabéns 🙏

Quem somos

Advogada Daiane sentada em uma poltrona, se encontra sorrindo com seu braço esquerdo sobre o ombro direito e pernas cruzadas.

Daiane Tomé Furlanetto

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

 
 
 
 
Advogada Beatriz Meller Garcia, com cabelos de médio comprimento, se encontra sorrindo, sentada em uma poltrona, vestindo uma blusa com um blaser branco por cima.

Beatriz Meller Garcia

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

Deixe seu comentário:

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.