O que é Juizado Especial Cível?

Juizado especial
Sumário

O Juizado Especial é um órgão do Poder Judiciário que tem como objetivo resolver causas de menor complexidade e valor financeiro. Ele é uma alternativa ao processo comum e permite que as partes cheguem a um acordo de forma mais ágil e menos burocrática.

A principal diferença entre o Juízo Comum e o Juizado Especial é que o Juizado é uma opção mais simples e rápida para a solução de conflitos.

Além disso, o Juizado Especial possui procedimentos próprios, com menos formalidades e menor custo para as partes.

Eu pago menos no Juizado?

Sim, em geral, o custo para ingressar com uma ação no Juizado Especial é menor do que no Juízo Comum.

Isso porque o Juizado Especial possui procedimentos próprios e mais simplificados, o que torna o processo menos burocrático e com menos exigências de documentação. Além disso, não se cobram custas judiciais nos Juizados.

É bom lembrar também que, em alguns casos, é possível ingressar com ação no Juizado Especial sem a necessidade de contratar um advogado.

No entanto, é importante verificar as particularidades de cada caso específico, pois algumas demandas podem exigir a contratação de profissionais especializados.

Por que o Juizado Especial é mais rápido?

O Juizado Especial é mais rápido porque possui procedimentos próprios e simplificados, que dispensam muitas das formalidades presentes no processo comum.

Além disso, os juízes dos Juizados Especiais têm prazos mais curtos para julgar os processos, e a lei prevê a realização de audiências de conciliação, em que as partes podem chegar a um acordo e resolver o conflito de forma mais rápida e eficiente.

No entanto, é importante lembrar que a produção de provas pode ser mais limitada nesse tipo de processo. Em geral, não é permitida a realização de perícias complexas ou que demandem muito tempo e recursos, como é comum ocorrer no Juízo Comum.

Além disso, algumas provas podem ser consideradas desnecessárias ou excessivas, como a oitiva de um grande número de testemunhas ou a apresentação de documentos que não tenham relação direta com o objeto da demanda.

Por isso, é importante verificar com um advogado qual a melhor estratégia para a produção de provas em cada caso específico.

Qual exigência para o meu processo ir para o Juizado Especial?

De acordo com a Lei dos Juizados Especiais (Lei nº 9.099/1995), o valor máximo de causa no Juizado é de 20 salários mínimos.

É importante lembrar que essa regra se aplica apenas a causas de natureza cível, como questões de consumo, indenizações, contratos, entre outras. Para causas criminais, o Juizado Especial tem sua própria competência e procedimentos específicos.

Eu nunca vou pagar nada?

Para cada regra existe uma exceção. Embora, em regra, não se exija o pagamento de custas judiciais nos Juizados, em caso de recurso é necessário o pagamento do preparo.

De acordo com a Lei dos Juizados Especiais, a parte que deseja recorrer de uma decisão deve pagar uma taxa que corresponde a 2% do valor da causa, limitado ao máximo de 1.000 vezes o valor do salário mínimo vigente.

Essa taxa é chamada de preparo recursal e deve ser paga antes da interposição do recurso. É importante lembrar que em alguns casos, como nos casos de assistência judiciária gratuita, a parte pode estar isenta do pagamento dessa taxa.

Para ler mais sobre Justiça Gratuita, clique aqui!

Daiane Tomé Furlanetto | Advogada

Depoimentos

Confira o que nossos clientes dizem sobre nós.

Excelente
Com base em 157 avaliações
Deborah
Deborah
19/06/2024
Primeiro atendimento,muito humano e acolhedor! Realmente, o atendimento é personalizado e rápido.
Neli Albertina Ferreira Floriano
Neli Albertina Ferreira Floriano
31/05/2024
Ótima, excelente atendimento.
Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
30/05/2024
Primeiramente agradecer vocês pelo excelente trabalho.. que vocês são bem atenciosos.. dizer também que o nosso processo era bem difícil com a experiência de vocês a dedicação de vocês nós conseguimos um ótimo resultado a favor.... Que Deus abençoe vocês sempre
Iara Correa
Iara Correa
29/05/2024
Excelente perguntas objetivas e precisas
Bruna Ilibio
Bruna Ilibio
28/05/2024
Muito eficiente super recomendo atenção, dedicação foco
Maria Dalva
Maria Dalva
22/05/2024
Estou sendo atendida de uma maneira inexplicável,com carinho e atenção.. parabéns 🙏

Quem somos

Advogada Daiane sentada em uma poltrona, se encontra sorrindo com seu braço esquerdo sobre o ombro direito e pernas cruzadas.

Daiane Tomé Furlanetto

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

 
 
 
 
Advogada Beatriz Meller Garcia, com cabelos de médio comprimento, se encontra sorrindo, sentada em uma poltrona, vestindo uma blusa com um blaser branco por cima.

Beatriz Meller Garcia

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

Deixe seu comentário:

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.