O Tempo Contribuído como Jovem Aprendiz Conta para o INSS?

Jovem Aprendiz no INSS
Sumário

Primeiramente, quando se trata do tempo contribuído como jovem aprendiz, muitas dúvidas surgem sobre como esse período é contabilizado para o INSS. Leia o artigo até o final, e tire suas dúvidas.

Aprenda tudo sobre o auxílio-doença.

Como Funciona o Tempo de Jovem Aprendiz no INSS?

Sim, o INSS pode contar o tempo de serviço como jovem aprendiz, desde que o programa de aprendizagem o reconheça e comprove devidamente. Isso ocorre porque, durante o período de aprendizado, o jovem tem uma relação de trabalho formal, com registro em carteira e contribuição para o INSS.

Registro e Documentação

A empresa contratante deve assinar o registro em carteira de trabalho do jovem aprendiz e recolher as contribuições previdenciárias. Isso, pois, esse registro serve como comprovante do tempo de serviço para efeitos previdenciários.

Laudo médico para auxílio-doença – Como deve ser?

Contagem para Aposentadoria e Benefícios do Jovem Aprendiz no INSS

O tempo de serviço como jovem aprendiz conta para a aposentadoria por tempo de contribuição e demais benefícios previdenciários, desde que a remuneração não seja inferior ao salário-mínimo.

Caso assim seja, será necessário complementar a contribuição. Cada período trabalhado, quando devidamente comprovado, é somado ao tempo total de contribuição do segurado.

Saiba tudo sobre o LOAS.

Conclusão – Jovem Aprendiz no INSS

Em resumo, o tempo contribuído como jovem aprendiz é válido e conta para a previdência, desde que devidamente registrado e comprovado. Portanto, é importante que os jovens aprendizes estejam cientes dos seus direitos previdenciários e que busquem orientação adequada para garantir o reconhecimento desse período junto ao INSS.

Dessa forma, compreender como o tempo de serviço como jovem aprendiz é contabilizado para a previdência é fundamental para garantir os direitos previdenciários no futuro. Se você é ou foi um jovem aprendiz, certifique-se de acompanhar de perto seu registro e contribuições.

Quer saber mais sobre seus direitos previdenciários? Leia mais artigos em nosso site ou tire suas dúvidas nos comentários.

Depoimentos

Confira o que nossos clientes dizem sobre nós.

Excelente
Com base em 157 avaliações
Deborah
Deborah
19/06/2024
Primeiro atendimento,muito humano e acolhedor! Realmente, o atendimento é personalizado e rápido.
Neli Albertina Ferreira Floriano
Neli Albertina Ferreira Floriano
31/05/2024
Ótima, excelente atendimento.
Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
30/05/2024
Primeiramente agradecer vocês pelo excelente trabalho.. que vocês são bem atenciosos.. dizer também que o nosso processo era bem difícil com a experiência de vocês a dedicação de vocês nós conseguimos um ótimo resultado a favor.... Que Deus abençoe vocês sempre
Iara Correa
Iara Correa
29/05/2024
Excelente perguntas objetivas e precisas
Bruna Ilibio
Bruna Ilibio
28/05/2024
Muito eficiente super recomendo atenção, dedicação foco
Maria Dalva
Maria Dalva
22/05/2024
Estou sendo atendida de uma maneira inexplicável,com carinho e atenção.. parabéns 🙏

Quem somos

Advogada Daiane sentada em uma poltrona, se encontra sorrindo com seu braço esquerdo sobre o ombro direito e pernas cruzadas.

Daiane Tomé Furlanetto

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

 
 
 
 
Advogada Beatriz Meller Garcia, com cabelos de médio comprimento, se encontra sorrindo, sentada em uma poltrona, vestindo uma blusa com um blaser branco por cima.

Beatriz Meller Garcia

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

Deixe seu comentário:

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.