Interdição/curatela de Idoso Lúcido é possível? A interdição é uma medida judicial que impossibilita o interditado de exercer determinados atos da vida civil. Interditar alguém é impedir que essa pessoa exerça esses atos por si só.
Mas e se esse idoso estiver lúcido, a curatela ainda é possível?
Saiba como entrar com a ação de interdição clicando aqui.
A Interdição COMPLETA de Idoso Lúcido não é Possível
A idade ou condição de idoso, por si só, não possibilita a interdição.
Para interditar o idoso, é necessário que ele não consiga exercer sua vontade, ou seja, não possui o discernimento necessário.
Portanto, se o idoso está lúcido e sabe discernir o que é bom para ele, entende as responsabilidades da vida civil, não é possível interditá-lo COMPLETAMENTE.
Então a resposta é clara: não, se o idoso está lúcido, não é possível interditá-lo.
A Tomada de Decisão Apoiada como Alternativa
A tomada de decisão apoiada possibilita ao idoso ainda lúcido, mas com certo déficit em tomar decisões, a terem dois apoiadores para lhe auxiliar.
Os apoiadores não tomam a decisão pelo idoso, mas sim, ajudam a zelar pelos seus direitos e entregam informações necessários para que idoso consiga optar pela melhor escolha.
A tomada de decisão apoiada não é recomendada quando a pessoa já não está mais em condições de tomar decisões. Essa constatação pode ser verificada em laudo médico junto a psiquiatra, terapeuta ou neuro.
Como saber se o Idoso está ou não Lúcido?
É muito comum que com a idade, o idoso vá desenvolvendo demência ou Alzheimer de forma gradual.
Em razão disso, a família imagina que o idoso está lúcido, no entanto, ele pode já estar iniciando um problema mental.
Para descobrir verdadeiramente se ele está lúcido, não deixe de realizar uma avaliação médica ou conversar com algum profissional.