Guarda Compartilhada Paga Pensão?

Sumário

A dúvida é muito comum entre os ex-conjugues que decidiram pela separação: na guarda compartilhada é preciso pagar pensão alimentícia? A resposta é sim, precisa.

Guarda x Pensão X Visitas

Primeiramente, é essencial compreender que a guarda escolhida não afeta na pensão. Já que, independente da guarda ser compartilhada ou unilateral, um dos genitores da criança deverá prestar alimentos.

Na guarda unilateral, o poder decisório sobre a criança fica com apenas um dos genitores, e cabe ao outro fiscalizar as decisões. Na compartilhada, ambos os genitores têm a responsabilidade, devendo entrar em consenso sobre as decisões. Nos dois tipos, porém, é fixada um residência base para a criança, cabendo ao outro genitor o direito de visitas – e pensão também.

Afinal, a pensão alimentícia é o valor pago a título de alimentos para com a criança. Tendo a criança uma base de residência, o genitor que não a detém não terá gastos diários com ela, e por isso deverá auxiliar financeiramente.

Nesse sentido, apesar do nome – alimentos -, o valor inclui geralmente gastos com roupas, uniformes, lazer, saúde, etc. Tudo isso deverá ser regularizado – JUDICIALMENTE – e constará na decisão ou acordo. Nunca deixe de regularizar judicialmente isso.

Resumindo

Portanto, guarda compartilhada não exonera o pagamento da pensão, fique atento!

Gostou da leitura? Se você ficou com alguma dúvida, não deixe de nos contatar para esclarecê-las.

Daiane Tomé Furlanetto | Advogada

Depoimentos

Confira o que nossos clientes dizem sobre nós.

Excelente
Com base em 157 avaliações
Deborah
Deborah
19/06/2024
Primeiro atendimento,muito humano e acolhedor! Realmente, o atendimento é personalizado e rápido.
Neli Albertina Ferreira Floriano
Neli Albertina Ferreira Floriano
31/05/2024
Ótima, excelente atendimento.
Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
30/05/2024
Primeiramente agradecer vocês pelo excelente trabalho.. que vocês são bem atenciosos.. dizer também que o nosso processo era bem difícil com a experiência de vocês a dedicação de vocês nós conseguimos um ótimo resultado a favor.... Que Deus abençoe vocês sempre
Iara Correa
Iara Correa
29/05/2024
Excelente perguntas objetivas e precisas
Bruna Ilibio
Bruna Ilibio
28/05/2024
Muito eficiente super recomendo atenção, dedicação foco
Maria Dalva
Maria Dalva
22/05/2024
Estou sendo atendida de uma maneira inexplicável,com carinho e atenção.. parabéns 🙏

Quem somos

Advogada Daiane sentada em uma poltrona, se encontra sorrindo com seu braço esquerdo sobre o ombro direito e pernas cruzadas.

Daiane Tomé Furlanetto

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

 
 
 
 
Advogada Beatriz Meller Garcia, com cabelos de médio comprimento, se encontra sorrindo, sentada em uma poltrona, vestindo uma blusa com um blaser branco por cima.

Beatriz Meller Garcia

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

Deixe seu comentário:

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.