Alzheimer: Como representar no banco uma pessoa que está perdendo ou já perdeu a lucidez dela? Como cuidar dos bens dessa pessoa? Ou responder por ela caso ela não possa ir até o local ou não tenha capacidade de assinar ou dar sua autorização?
Se você está passando por isso, ou tem medo de passar por um desses problemas, é por que ainda não fez a curatela ou procuração do seu familiar.
O que Fazer em Caso de Alzheimer
O Alzheimer é um distúrbio cerebral irreversível e progressivo que afeta a memória e as habilidades de pensamento. Ele vai aumentando cada vez mais, até a pessoa se tornar incapaz para realizar atos da vida civil. Como, por exemplo, ir ao banco, sacar dinheiro, realizar compras, dar a sua autorização ou assinar papéis.
Clique aqui para saber o que é interdição judicial e como fazer.
Caso a família não tenha uma procuração pública assinada pelo indivíduo com o Alzheimer no momento em que ele ainda estava lúcido, ela pode ficar impedida de representar ele para qualquer ato que precisa da aprovação dele. Sejam eles bancários, patrimoniais, ou outros, e isso é muito problemático.
Nesses casos, para solucionar a situação é necessário entrar com uma ação judicial chamada de interdição ou curatela, para que o Juiz designe um responsável legal para essa pessoa com Alzheimer.
Curatela para Alzheimer
Esse responsável vai ter autorização para representar o melhor interesse dessa pessoa com Alzheimer. Além disso, vai ser o responsável por cuidar de todos os atos patrimoniais dela, ou seja, cuidar dos bens de propriedade dela.
O banco, a imobiliária, os herdeiros, não vão pode ficar questionando ou negando uma autorização judicial. Ou seja, a interdição é um passe livre pra fugir de qualquer burocracia relativa a representação da pessoa.
Quero ler sobre a ação para conseguir vaga em casa de repouso.
Nosso escritório possui um EBOOK que funciona como guia prático PASSO-A-PASSO de como conseguir a vaga pela assistência social. O valor está em PROMOÇÃO por apenas R$ 37, clique no link abaixo para comprar.
Portanto, mesmo com família, se não há condições para assegurar direitos básicos, o município deve oferecer vaga em casa de repouso.
Saiba mais sobre Curatela e Interdição
Só é possível realizar a curatela ou interdição de alguém pelo método judicial, ou seja, entrando com uma ação.
Para ler um conteúdo completo sobre curatela e interdição clique aqui.