Danos Morais: Entenda o que são e como reclamar

MGF ADVOGADOS danos-morais
Sumário

Os danos morais são aqueles que afetam a dignidade, honra e autoestima de uma pessoa, causados por ações ilegais, como calúnia, difamação, ofensas verbais, etc.

Com efeito, trata-se de um dano extrapatrimonial, que vai além dos danos materiais e patrimoniais, atingindo a esfera psicológica e emocional da vítima.

Em síntese, entre as situações que podem gerar danos morais, estão o assédio moral, discriminação, ofensas verbais e a divulgação de informações pessoais sem autorização.

Por isso, a indenização tem como objetivo reparar o dano sofrido pela vítima, reconhecendo sua dignidade e valor, e restaurando a sua honra.

É importante lembrar que a indenização não visa recompensar financeiramente a vítima, mas sim reparar o dano.

Um exemplo de dano moral pode ser a situação de assédio moral no ambiente de trabalho.

Clique aqui para ler sobre como nome no Serasa por incidir em danos morais.

Imagine um funcionário que é submetido a constantes humilhações e ofensas verbais por parte de um superior hierárquico, afetando sua dignidade e autoestima.

Esse comportamento pode causar danos psicológicos graves e afetar negativamente a saúde mental da vítima.

Nesse caso, é possível que o funcionário busque reparação por meio de uma ação judicial, visando a restauração de sua dignidade e proteção à sua integridade psicológica.

A prova dos danos morais é subjetiva e complexa, exigindo a apresentação de provas concretas da situação que causou o dano.

Por isso, é fundamental contar com o apoio de um advogado para compor o seu caso e lutar pelos seus direitos.

Se você sofreu danos morais e deseja buscar uma indenização, é importante contar com o apoio de uma advogada para garantir a reparação e a proteção de sua dignidade e integridade psicológica.

Daiane Tomé Furlanetto | MGF Advogados

Deseja receber ajuda de um advogado para esse assunto?

Atendemos todo o Brasil! Conte com ajuda de advogados especializados para te auxiliar nesse assunto, preencha o formulário que em breve iremos entrar em contato com você.

 

Depoimentos

Confira o que nossos clientes dizem sobre nós.

Excelente
Com base em 157 avaliações
Deborah
Deborah
19/06/2024
Primeiro atendimento,muito humano e acolhedor! Realmente, o atendimento é personalizado e rápido.
Neli Albertina Ferreira Floriano
Neli Albertina Ferreira Floriano
31/05/2024
Ótima, excelente atendimento.
Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
30/05/2024
Primeiramente agradecer vocês pelo excelente trabalho.. que vocês são bem atenciosos.. dizer também que o nosso processo era bem difícil com a experiência de vocês a dedicação de vocês nós conseguimos um ótimo resultado a favor.... Que Deus abençoe vocês sempre
Iara Correa
Iara Correa
29/05/2024
Excelente perguntas objetivas e precisas
Bruna Ilibio
Bruna Ilibio
28/05/2024
Muito eficiente super recomendo atenção, dedicação foco
Maria Dalva
Maria Dalva
22/05/2024
Estou sendo atendida de uma maneira inexplicável,com carinho e atenção.. parabéns 🙏

Quem somos

Advogada Daiane sentada em uma poltrona, se encontra sorrindo com seu braço esquerdo sobre o ombro direito e pernas cruzadas.

Daiane Tomé Furlanetto

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

 
 
 
 
Advogada Beatriz Meller Garcia, com cabelos de médio comprimento, se encontra sorrindo, sentada em uma poltrona, vestindo uma blusa com um blaser branco por cima.

Beatriz Meller Garcia

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

Deixe seu comentário:

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.