Como posso calcular o valor da minha aposentadoria?

calcular valor aposentadoria
Sumário

Como calcular o valor da aposentadoria? Essa é a pergunta nº 1 que recebemos no escritório quando alguém nos procura para organizar os papéis para sua aposentadoria.

Porém, essa resposta é muito mais complexa do que se pode imaginar.

Como se calcula o valor da aposentadoria?

A verdade é, geralmente, não existe apenas um único valor disponível. Quando o assunto é aposentadoria, existe uma série de regras, exceções e adicionais que devem ser avaliados, e isso normalmente resulta em 2 ou mais opções de aposentadoria.

Existem clientes que possuem até mesmo 4 opções diferentes para escolher.

Isso quer dizer, na prática, que são 4 forma diferentes de se aposentar, com tempos diferentes, requisitos diferentes, e claro, valores diferentes.

Aqui abaixo temos o exemplo de dois métodos diferentes de aposentadoria para um mesmo cliente do escritório:

Perceba como todos os requisitos são diferentes: o tempo de contribuição necessário, de pedágio, a idade necessária e valor, etc.

Isso ocorre em razão dos diferentes tipos de aposentadoria possíveis, que devem ser analisados conforme o caso.

Para chegar nesses valores e datas é necessária uma análise minuciosa de todos os registros na carteira de trabalho e INSS, além da realização de cálculos complexos e detalhados. Todas as informações estão ligadas umas as outras e dependem delas entre si.

O procedimento de análise é tão delicado, em razão dessa dependência de informações, que, basicamente, o mesmo cálculo que se realiza para saber o valor aproximado de aposentadoria é o que também já se chega nas outras informações.

Nesse exemplo, a nossa cliente já poderia se aposentar com R$ 4.500,00, mas se aguardasse mais dois anos, se aposentaria com o teto do INSS de R$ 6.500,00 🤩😍

Quem faz esse tipo cálculo? – Calcular o valor da aposentadoria

Para calcular o valor da aposentadoria, como você deve estar imaginando, é necessário entrar em contato com um advogado que atua com a área previdenciária. Ele realizará o que chamamos de planejamento previdenciário.

Esse planejamento é como fazer uma varredura completa de todas as contribuições que você já fez na prática, e também do que consta ou não no site do meu INSS, pois várias informações podem estar erradas lá, é bem comum isso acontecer.

Com ele, o cliente pode acabar descobrindo que poderia se aposentar hoje com 1 salario mínimo, mas se continuar trabalhando por mais 1 ano, poderia conseguir uma aposentadoria de 2 ou 3 salários mínimos só por aguardar um pouco.

Ou ainda, pode descobrir que contribuiu 25 anos na prática, mas apenas 21 estão constando no sistema do INSS, e sabendo disso, pode corrigir o problema para receber o aposento justo.

Quero ler mais sobre aposentadoria por idade.

O que tem nesse Planejamento Previdenciário?

O planejamento previdenciário é um livro personalizado seu, e vai constar:

  • Dados pessoais do cliente
  • O tempo de contribuição verdadeiro, realizado na prática
  • O tempo que está presente no sistema do INSS
  • O que fazer na prática para que o sistema reconheça o tempo e regularizar a pendência
  • Informações sobre possível tempo de contribuição individual
  • Orientações sobre como realizar as contribuições de forma correta
  • Lista de aposentadoria disponíveis para o seu caso
  • O tempo de contribuição necessário para cada aposentadoria disponível
  • O tempo de pedágio necessário para cada aposentadoria disponível
  • A data aproximada de cada aposentadoria
  • O valor a receber em cada opção de aposentadoria
  • Os próximos passos para pedir a aposentadoria escolhida
  • Tira-dúvidas com nossa advogada
  • Opção de contratação do escritório com desconto especial, caso você opte para que a MGF cuide da sua aposentadoria para você.

É importante lembrar que quase todo escritório de advocacia que atua com o direito previdenciário realiza esse tipo de planejamento, e ele é importantíssimo para escolher a melhor opção de aposentadoria.

Deseja entrar em contato e realizar o seu planejamento? Deixe seus dados abaixo.

Deseja receber ajuda de um advogado para esse assunto?

Atendemos todo o Brasil! Conte com ajuda de advogados especializados para te auxiliar nesse assunto, preencha o formulário que em breve iremos entrar em contato com você.

 

Depoimentos

Confira o que nossos clientes dizem sobre nós.

Excelente
Com base em 157 avaliações
Deborah
Deborah
19/06/2024
Primeiro atendimento,muito humano e acolhedor! Realmente, o atendimento é personalizado e rápido.
Neli Albertina Ferreira Floriano
Neli Albertina Ferreira Floriano
31/05/2024
Ótima, excelente atendimento.
Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
30/05/2024
Primeiramente agradecer vocês pelo excelente trabalho.. que vocês são bem atenciosos.. dizer também que o nosso processo era bem difícil com a experiência de vocês a dedicação de vocês nós conseguimos um ótimo resultado a favor.... Que Deus abençoe vocês sempre
Iara Correa
Iara Correa
29/05/2024
Excelente perguntas objetivas e precisas
Bruna Ilibio
Bruna Ilibio
28/05/2024
Muito eficiente super recomendo atenção, dedicação foco
Maria Dalva
Maria Dalva
22/05/2024
Estou sendo atendida de uma maneira inexplicável,com carinho e atenção.. parabéns 🙏

Quem somos

Advogada Daiane sentada em uma poltrona, se encontra sorrindo com seu braço esquerdo sobre o ombro direito e pernas cruzadas.

Daiane Tomé Furlanetto

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

 
 
 
 
Advogada Beatriz Meller Garcia, com cabelos de médio comprimento, se encontra sorrindo, sentada em uma poltrona, vestindo uma blusa com um blaser branco por cima.

Beatriz Meller Garcia

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

Deixe seu comentário:

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.