Como Pedir Aposentadoria [ATUALIZADO 2024]

Sumário

Pedir aposentadoria é um passo crucial na vida de todo trabalhador, e muitas pessoas se arriscam a iniciar o procedimento sozinhas, mas a verdade é que essa falta de preparação pode, literalmente, custar muito caro.

Portanto, mais importante que dar entrada na aposentadoria, é o antes: a análise ANTERIOR a essa entrada, para realizar o procedimento da forma mais VANTAJOSA.

Como solicitar acréscimo de 25% na aposentadoria.

Compreendendo a Complexidade da Análise (Pré-aposentadoria):

Conforme falamos, pedir aposentadoria envolve uma análise minuciosa de diversos fatores, incluindo tempo de contribuição, idade, tipo de aposentadoria e legislação previdenciária vigente.

Desse modo, se o trabalhador simplesmente se dirigir ao INSS e realizar o pedido de aposentadoria, corre chances enormes de estar escolhendo a pior opção de aposentadoria.

Isso ocorre por diversos fatores:

  1. Tempo de contribuição que não está presente no sistema do INSS;
  2. Falta de conhecimento sobre as regras de aposentadoria;
  3. Ignorância sobre períodos de atividade especial;
  4. Entre outros.

Dessa forma, para optar pela melhor aposentadoria, é essencial entender as diferentes modalidades, como por idade, tempo de contribuição e por invalidez, e como cada uma delas afeta o valor do benefício.

Mas já vou logo lhe dizer: entender tudo isso não é fácil.

Para adquirir e manter esse conhecimento, advogados da área previdenciária fazem 5 anos de faculdade, lidam com casos práticos de aposentadoria diariamente, e fazem especializações, além do estudo interminável sobre o direito previdenciário.

Além disso, escritório previdenciário contam com calculadoras específicas, que cobram valores mensais para uso, e que realizam cálculos precisos, justamente para garantir que o cliente opte pela melhor aposentadoria possível.

Adicional de periculosidade gera aposentadoria mais cedo??

A Melhor Opção: Realizando um Planejamento Previdenciário – Como Pedir Aposentadoria


Portanto, considerando a complexidade explicada acima, é fundamental que se realize um planejamento previdenciário detalhado antes de dar entrada no pedido de aposentadoria.

A saber, o planejamento previdenciário será sempre realizado por uma advogada especializada na área.

Ela irá ter acesso a todas as suas informações de contribuição, e irá, mediante cálculos complexos, analisar:

  • Tempo de contribuição;
  • Quais trabalhos na carteira estão, de fato, no sistema do INSS;
  • Quais trabalhos não foram coletadas contribuições, e a possibilidade de reparar isso;
  • Possibilidade de contagem de períodos especiais, como tempo de serviço militar
  • Quais regras de transição o trabalho se encaixa e pode optar,

E assim, com essas informações, analisará estratégias para maximizar o valor do benefício e fornecerá um relatório completo de todas as opções de aposentadoria disponíveis, com o valor aproximado a receber, e o que se deve fazer para alcançar essa aposentadoria.

Esse documento, digital ou físico, pode ser utilizado tanto para a própria advogada que a redigiu dar entrada na aposentadoria, como servir também de guia para algum outro advogado de outro escritório.

Quero ler mais sobre aposentadoria por idade.

Deseja receber ajuda de um advogado para esse assunto?

Atendemos todo o Brasil! Conte com ajuda de advogados especializados para te auxiliar nesse assunto, preencha o formulário que em breve iremos entrar em contato com você.

 

Conclusão

Pedir aposentadoria é um processo complexo que requer análise cuidadosa e planejamento antecipado.

Ao compreender os requisitos e passos necessários, bem como a importância de um planejamento previdenciário adequado, você estará mais preparado para garantir uma aposentadoria tranquila e segura.

Para conversar com uma advogada previdenciária e fazer um orçamento, clique aqui.

Depoimentos

Confira o que nossos clientes dizem sobre nós.

Excelente
Com base em 157 avaliações
Deborah
Deborah
19/06/2024
Primeiro atendimento,muito humano e acolhedor! Realmente, o atendimento é personalizado e rápido.
Neli Albertina Ferreira Floriano
Neli Albertina Ferreira Floriano
31/05/2024
Ótima, excelente atendimento.
Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
30/05/2024
Primeiramente agradecer vocês pelo excelente trabalho.. que vocês são bem atenciosos.. dizer também que o nosso processo era bem difícil com a experiência de vocês a dedicação de vocês nós conseguimos um ótimo resultado a favor.... Que Deus abençoe vocês sempre
Iara Correa
Iara Correa
29/05/2024
Excelente perguntas objetivas e precisas
Bruna Ilibio
Bruna Ilibio
28/05/2024
Muito eficiente super recomendo atenção, dedicação foco
Maria Dalva
Maria Dalva
22/05/2024
Estou sendo atendida de uma maneira inexplicável,com carinho e atenção.. parabéns 🙏

Quem somos

Advogada Daiane sentada em uma poltrona, se encontra sorrindo com seu braço esquerdo sobre o ombro direito e pernas cruzadas.

Daiane Tomé Furlanetto

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

 
 
 
 
Advogada Beatriz Meller Garcia, com cabelos de médio comprimento, se encontra sorrindo, sentada em uma poltrona, vestindo uma blusa com um blaser branco por cima.

Beatriz Meller Garcia

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

Deixe seu comentário:

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.