Recentemente tem chegado a nós muitas pessoas que não conseguem uma vaga em casa de repouso/asilo para seu familiar, mesmo não possuindo condições de cuidar dele ou arcar com as altas mensalidades de um local particular.
Assim, após alguma pesquisa, descobrimos que nenhum advogado disponibiliza um guia-chave sobre esse assunto, mesmo sendo um problema tão comum e atual.
Por esse razão, criamos esse roteiro para auxiliar gratuitamente as pessoas que estão passando por isso, liberando informações valiosas sobre o que fazer nessa situação.
Então, acompanhe para descobrir o que fazer quando a assistência social e o Estado abandonam uma família a sua própria sorte.
Existe casa de repouso gratuita?
Sim, o acolhimentos institucional em casas de repouso que possuem um convênio especial com o município existem. E se você preencher o requisitos, pode se aproveitar deste direito!
E quem já tentou a vaga e não conseguiu, pode RECORRER JUDICIALMENTE e pedir uma vaga urgente diretamente ao juiz de direito. Leia abaixo.
Como conseguir a vaga em casa de repouso Pública Gratuita?
Conforme o art. 230 da Constituição Federal dispõe, a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.
Art. 3oÉ obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Ou seja o cuidado com os idosos é de responsabilidade da família e também do Estado.
Acontece que muitas vezes, os familiares do idoso não conseguem prestar os cuidados e a atenção de que necessita. Então, não resta alternativa, senão a institucionalização do idoso em asilos/casas lares.
Entretanto, ao buscar pela institucionalização junto a assistência social, o idoso e seus familiares não raramente encontram dificuldades em obter alguma vaga disponível.
Desse modo, a situação os obriga a entrar numa fila de espera gigantesca para conseguir uma vaga no futuro.
Ocorre que, alguns idosos necessitam de auxílio para realizar suas atividades básicas, não podendo aguardar na fila de espera até que surja uma vaga.
Falta de Vaga Em Casa de Repouso Pública e Fila de Espera
A falta de vagas em casas de repouso “pública” infelizmente tem se tornado cada vez mais comum.
A família conversa com a assistência social, ela faz um estudo da residência e aprova a vaga para o idoso. Porém, em razão da falta de vagas, o idoso fica em uma fila de espera que nunca anda.
Com o envelhecimento da população, as casas de repouso tem lotado e os municípios não têm dado conta de criar locais para institucionalização desses idosos.
O que acontece então, é que inúmeros idosos vão parar em uma fila de espera. Essas filas de espera são longas e nada transparentes. Nunca se sabe quando uma nova vaga abriu até ser chamado.
Além disso, poucas pessoas percebem, mas as vagas apenas abrem quando um idoso na casa falece. É por essa razão muitas vezes levam anos até que uma nova vaga seja aberta.
Portanto, é importante lembrar que estar na fila de espera não é a garantia de que o idoso conseguiu a vaga.
O primeiro ponto que precisa ser compreendido é o de que é responsabilidade do Estado proporcionar uma vida digna ao idoso, caso a família não possua condições.
Por essa razão, quando a assistência social nega o pedido, ou o idoso é posto em uma fila de espera que nunca anda, deve-se entrar em contato com uma advogada imediatamente.
Então, o que Fazer Nestes Casos? – Ação para Vaga em Casa de Repouso.
Se o idoso comprovar que não possui familiares que possam auxiliá-lo nos cuidados ou financeiramente, e, tampouco condições físicas para se cuidar sozinho, é obrigação do Estado fornecer a este idoso uma assistência integral em asilos/casas lares.
Ou seja, a família pode recorrer judicialmente e pedir a vaga URGENTE ao juiz. Nosso escritório trabalha com esse tipo de ação e atende em TODO o Brasil.
Neste link, você consegue acompanhar um notícia no site G1 sobre como uma mulher foi à justiça pedir a internação de duas idosas em Sorocaba/SP.
Nós também já postamos uma notícia sobre uma cliente nossa que conseguiu a vaga, para ler clique aqui.
Acerca do tema, colhe-se do entendimento jurisprudenciais dos tribunais:
RECURSO INOMINADO. ESTATUTO DO IDOSO – IMPOSIÇÃO DE MEDIDA DE ABRIGAMENTO DEFINITIVO EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA. MUNICÍPIO QUE NÃO POSSUI INSTITUIÇÃO PÚBLICA PARA INSTITUCIONALIZAÇÃO DE IDOSO. RESPONSABILIDADE DO MUNICÍPIO EM ARCAR COM O CUSTO INTEGRAL DO ACOLHIMENTO EM INSTITUIÇÃO PARTICULAR. SENTENÇA MANTIDA. RECURSO CONHECIDO E DESPROVIDO (TJPR – 4ª Turma Recursal – 0000971-60.2020.8.16.0099 – Jaguapitã – Rel: Juiz Substituto Matheus Ramos Moura – J. 06.06.2022).
Portanto, comprovada a necessidade e urgência na obtenção de uma vaga e a insuficiência de recursos, é possível obter uma vaga através de uma ação para vaga em casa de repouso.
Caso você esteja nessa fila interminável por uma casa de repouso, saiba que é possível entrar com uma ação judicial para obrigar o município a disponibilizar a vaga agora mesmo.
Isso é possível pois, uma vez comprovada a urgência na necessidade da vaga e o risco de dano à saúde, integridade, ou dignidade do idoso, é possível realizar um pedido de urgência ao juiz.
Para realizar esse pedido é necessário o auxílio de uma advogada. Portanto, se você precisa de ajuda, fale com uma profissional do direito agora mesmo.
Deseja receber ajuda de um advogado para esse assunto?
Atendemos todo o Brasil! Conte com ajuda de advogados especializados para te auxiliar nesse assunto, preencha o formulário que em breve iremos entrar em contato com você.
Requisitos de Elegibilidade para a Vaga
Para obter uma vaga em uma casa de repouso pública gratuita, idosos em situação de vulnerabilidade precisam atender a alguns critérios específicos. Esses critérios incluem idade, condições financeiras, grau de dependência e suporte familiar.
Critério
Requisito
Idade Mínima
60 anos
Renda Familiar
Incapaz de pagar por cuidador particulares
Grau de Dependência
Necessidade de cuidados prolongados
Situação Familiar
Ausência de familiares cuidadores
Se você quer saber se possui os requisitos para conseguir a ação, entre em contato conosco para checar: Converse conosco agora mesmo.
Assistência Social Pode Negar a Vaga Em Asilo Público?
Não é incomum que a assistência social negue a vaga em casa de repouso “pública”, mesmo a família não possuindo qualquer condição de cuidar do idoso.
Já atendemos vários casos assim, e isso ocorre em razão da ausência de vagas disponíveis em comparação com o número de pessoas que necessitam das vagas.
Como dito anteriormente, com o envelhecimento da população, as casas de repouso tem lotado e os municípios não têm dado conta de criar novos locais para institucionalização desses idosos.
Por causa disso, em certas cidades, assistência social é seletiva, negando vagas com base na existência familiar
De fato, o art. 230 da Constituição Federal diz que é responsabilidade da família cuidar dos idosos.
Ocorre que o art. 3º do Estatuto do Idosos deixa claro que o Estado e o Poder Público ficam com essa responsabilidade, quando a família não tem condições de fazê-la:
Art. 3oÉ obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.
Nosso escritório possui um EBOOK que funciona como guia prático PASSO-A-PASSO de como conseguir a vaga pela assistência social. O valor está em PROMOÇÃO por apenas R$ 37, clique no link abaixo para comprar.
Portanto, mesmo com família, se não há condições para assegurar direitos básicos, o município deve oferecer vaga em casa de repouso.
O que Fazer Quando a Assistência Social Negou a Vaga?
Calma, não é o fim do mundo. Como dito, em algumas cidades, a assistência social é mais seletiva e a presença de familiares pode ser motivo para negar vagas.
Ou às vezes, a família ganha bem, mas gasta muito também, e a assistência social só analisa os ganhos e se recusa a ajudar.
Pois bem, nesses casos, também é possível entrar com uma ação judicial para obrigar o município a disponibilizar a vaga: A ação para vaga em casa de repouso.
É a mesma lógica da ação para medicamentos: se a lei garante o direito à saúde, o Estado deve disponibilizar!
Serão necessárias algumas provas demonstrando que a família possui a necessidade, e após uma boa análise, o juiz decidirá a favor ou não.
Para saber mais sobre essa ação judicial, clique aqui.
Para realizar esse pedido é necessário o auxílio de uma advogada. Portanto, se você precisa de ajuda, fale com uma profissional do direito agora mesmo.
Quem Pode Entrar com a Ação Judicial para Vaga em Casa de Repouso?
Quando a família não tem condições financeiras de pagar um local particular, nem tem como cuidar do idoso em casa, sejam quais forem os motivos, é possível pedir pela vaga de forma pública.
Se o idoso tem, por exemplo, 7 filhos, e eles possuem condições financeiras de forma, que com a contribuição de todos, seria possível pagar uma vaga particular, o ideal seria pedir uma pensão alimentícia ao idoso, obrigando os filhos a pagarem valores mensais aos pais.
Se você quer saber se possui os requisitos para conseguir a ação, entre em contato conosco para checar: Converse conosco agora mesmo.
Portanto:
Família não deve ter condições de cuidar do idoso em casa;
Família não deve ter condições de pagar uma casa particular;
Deve existir alguma condição ou situação que impeça ou torne perigoso o idoso que ficar sozinho.
A Importância da Ação Judicial para Obter a Vaga em Casa de Repouso
Quando a assistência social nega a vaga, buscar amparo legal por meio de uma ação judicial se torna um caminho vital, pois ao recorrer ao sistema judiciário, abre-se a possibilidade de reverter a decisão e obter a vaga tão necessária. Além disso, essa medida é fundamental para assegurar os direitos do idoso e garantir que ele receba a devida assistência e cuidados em um ambiente adequado.
Os Perigos de não Entrar com a Ação Judicial
Não entrar com a ação judicial para vaga em casa de repouso pode acarretar consequências graves para o idoso e sua família. A falta de assistência adequada pode impactar negativamente sua saúde, bem-estar emocional e qualidade de vida.
Além das consequências emocionais, há uma série de impactos negativos que afetam tanto o idoso quanto seus familiares.
Saúde do Idoso
O primeiro deles é a piora drástica no quadro clínico e na saúde mental do idoso, que pode não receber os cuidados adequados. Além disso, a ansiedade e o estresse da situação podem levar ao desenvolvimento de problemas de saúde tanto para o idoso quanto para o responsável.
Conflitos familiares
A falta de uma solução adequada pode gerar conflitos familiares, causando desgastes emocionais e prejudicando o bem-estar de todos os envolvidos. A residência pode se tornar desconfortável para familiares e visitantes, afetando os momentos de convivência.
Agravamento do Quadreo Financeiro
Outro aspecto a considerar é o agravamento do quadro financeiro do responsável pelo idoso, pois a falta de assistência pode acarretar despesas extras e comprometer a estabilidade financeira.
Desenvolver Depressão
Por fim, a pessoa responsável pelo cuidado do idoso pode desenvolver um quadro depressivo, devido ao peso emocional e ao desgaste físico dessa responsabilidade. Diante desses perigos, é essencial buscar ação judicial para garantir o bem-estar e a qualidade de vida do idoso e de todos os envolvidos.
Imagine a angústia de ver seu ente querido sem os cuidados necessários, vivendo em condições precárias, enquanto a assistência social negou uma solução viável. Pense no impacto emocional e físico que isso pode ter sobre o idoso e sobre sua própria família. Não deixe que essa situação persista e busque a justiça para garantir uma vida digna ao seu ente querido.
Nosso escritório possui um EBOOK que funciona como guia prático PASSO-A-PASSO de como conseguir a vaga pela assistência social. O valor está em PROMOÇÃO por apenas R$ 37, clique no link abaixo para comprar.
Colocar um Idoso em um Asilo não é Abandonar?
Para muitos, casa de repouso ou asilo são sinônimos de abandono.
Ocorre que esse é um ponto de vista antigo e que não condiz com a realidade.
Isso pois, cada vez mais as famílias permanecem horas trabalhando longe de casa, deixando seus idosos sozinhos, sem os auxílios necessários.
Mesmo as família que possuem algum familiar que cuida integralmente do idoso, essas pessoas geralmente não possuem conhecimento técnico adequado para cuidar com paciência e perícia do idoso, que necessitam de paciência e cuidados especiais.
Não é incomum que o familiar que atenda o idoso acabe sobrecarregado com a tarefa, abdicando de sua vida própria e sendo tomado pela depressão e estresse.
Isso, é claro, acaba estressando também o idoso e impactando na sua saúde e qualidade de vida.
Em uma casa de repouso/asilos, além do idoso comer refeições adequadas, ser lembrado de tomar seus remédios e ser atendido por profissionais específicos da áreas, ele tem a oportunidade de socializar com pessoas da sua idade e realizar atividades compatíveis para estimular sua mente.
Diferente da casa dos familiares, onde provavelmente passaria o dia todo assistindo televisão ou fazendo palavras-cruzadas.
Portanto, deixar o idoso aos cuidador de pessoas adequadas e poder visitá-lo quando quiser é um ato de amor não apenas por ele, mas também de toda a família, que passa a não se preocupar (se ele está bem sozinho em casa, se tomou seus remédios, se vai se machucar subindo as escadas, etc) – especialmente o familiar que vem cuidando a anos e tem abdicado de sua própria vida.
Deseja receber ajuda de um advogado para esse assunto?
Atendemos todo o Brasil! Conte com ajuda de advogados especializados para te auxiliar nesse assunto, preencha o formulário que em breve iremos entrar em contato com você.
Deixe um comentário
Depoimentos
Confira o que nossos clientes dizem sobre nós.
EXCELENTE
Com base em 181 avaliações
GERSON MANFREDINI JUNIOR
17/12/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
São proficionais responsáveis, atenciosos e muito dedicados.Super indico pra todos...
Cristiane Campos dos Santos
08/12/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Está em andamento ,mas estou gostando muito
Glaucilene Lima
07/12/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Otimo muito atenciosos agilidade parabéns
Ana Sandrini
07/12/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Atendimento maravilhoso, advocacia de primeira , amei e recomendo ❤️
Sergio Furlanetto
06/12/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Mto bem atendido, resultado mto bom.
Danielle Gomes de Carvalho
06/12/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Gostei muito do atendimento com as meninas, sempre quando tenho alguma dúvida são esclarecida rapidamente, só estou na luta por minha mãe mas com fé deus vai da tudo certo.
Deise Gregorio
06/12/2024
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Ótimo trabalho e de confiança
Quem somos
Daiane Tomé Furlanetto
Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC
Beatriz Meller Garcia
Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC