Quem cuida de idoso tem direito a receber algum benefício?

benefício cuida idoso
Sumário

Muitos se perguntam se quem cuida de idoso tem direito a receber algum benefício. Afinal, não é fácil, não é mesmo?

Muitas vezes o familiar precisa sair do emprego para se dedicar 100%, ou ajuda de custo para poder lidar com as despesas que os cuidados acarretam.

Existe algum benefício?

Sim, existe um benefício. Ou mais especificamente falando, existe um adicional de benefício.

Primeiramente, por lei (8.213/1991), aposentados por invalidez que necessitam de cuidados em tempo integral têm direito a um adicional de 25% no valor da aposentadoria.

Quem recebe esse benefício?

Como o benefício se concede aos aposentados por invalidez, apenas os idosos que se aposentem pelo motivo de invalidez pode ter acesso a ele.

Ou seja, além do benefício só ser devido quando a aposentadoria for por invalidez, quem recebe o acréscimo é o idoso, e não quem cuida do idoso.

O cuidador não recebe nada?

Diretamente não, mas nada impede que o idoso em questão utilize o adicional para pagar despesas com um cuidador.

Não consigo cuidar do idoso sem receber nada, e agora?

No entanto, se o idoso comprovar que não possui familiares que possam auxiliá-lo nos cuidados ou financeiramente, e, tampouco condições físicas para se cuidar sozinho, é obrigação do Estado fornecer a este idoso uma assistência integral em asilos/casas lares.

Dessa forma, caso você vá parar em uma fila interminável por uma casa de repouso, ou a assistência social negar sua vaga, saiba que é possível entrar com uma ação judicial para obrigar o município a disponibilizar a vaga agora mesmo.

Leia mais sobre isso clicando aqui.

Depoimentos

Confira o que nossos clientes dizem sobre nós.

Excelente
Com base em 157 avaliações
Deborah
Deborah
19/06/2024
Primeiro atendimento,muito humano e acolhedor! Realmente, o atendimento é personalizado e rápido.
Neli Albertina Ferreira Floriano
Neli Albertina Ferreira Floriano
31/05/2024
Ótima, excelente atendimento.
Eduardo Pereira
Eduardo Pereira
30/05/2024
Primeiramente agradecer vocês pelo excelente trabalho.. que vocês são bem atenciosos.. dizer também que o nosso processo era bem difícil com a experiência de vocês a dedicação de vocês nós conseguimos um ótimo resultado a favor.... Que Deus abençoe vocês sempre
Iara Correa
Iara Correa
29/05/2024
Excelente perguntas objetivas e precisas
Bruna Ilibio
Bruna Ilibio
28/05/2024
Muito eficiente super recomendo atenção, dedicação foco
Maria Dalva
Maria Dalva
22/05/2024
Estou sendo atendida de uma maneira inexplicável,com carinho e atenção.. parabéns 🙏

Quem somos

Advogada Daiane sentada em uma poltrona, se encontra sorrindo com seu braço esquerdo sobre o ombro direito e pernas cruzadas.

Daiane Tomé Furlanetto

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

 
 
 
 
Advogada Beatriz Meller Garcia, com cabelos de médio comprimento, se encontra sorrindo, sentada em uma poltrona, vestindo uma blusa com um blaser branco por cima.

Beatriz Meller Garcia

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

Deixe seu comentário:

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.