Asilo pelo CRAS – Como Conseguir?

Asilo pelo CRAS
Sumário

Asilo pelo CRAS: Para quem precisa de suporte social, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) é um importante ponto de apoio. Oferece assistência a pessoas vulneráveis, garantindo direitos como saúde, educação, e, em certos casos, acesso a um lar seguro, como asilo ou casa de repouso.

Como Conseguir uma Casa de Repouso pelo Governo?

Primeiramente, se precisar de vaga em casa de repouso e não puder pagar, a Assistência Social pode disponibilizar essa vaga para você.

Primeiro passo – Asilo Pelo CRAS

Primeiro, cadastre-se no CRAS ou CREAS, onde farão uma avaliação socioeconômica para determinar as necessidades do solicitante e o contexto social da família.

É importante, durante o cadastro, mencionar a ciência sobre a possibilidade de obtenção da vaga. A assistência social irá conversar com você e informar os serviços que ela tem a disposição, conforme a sua necessidade econômica.

Porém, além do asilo, o CRAS pode orientar sobre como conseguir vaga em uma casa de repouso mantida pelo governo, conhecida como ILPI para idosos. Portanto, essas instituições são para idosos que precisam de cuidados contínuos e não têm condições de viver sozinhos.

Dessa forma, para conseguir uma vaga, é necessário passar por uma avaliação médica e social. Prioridade é dada a idosos sem suporte familiar ou em extrema vulnerabilidade. Como muitas cidades possuem vagas limitadas, é comum que a família não consiga esse suporte.

Nosso escritório possui um EBOOK que funciona como guia prático PASSO-A-PASSO de como conseguir a vaga pela assistência social. O valor está em PROMOÇÃO por apenas R$ 37, clique no link abaixo para comprar. O guia te orienta desde o princípio até o final sobre o que fazer para conseguir a vaga SEM AÇÃO JUDICIAL.

CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO:

EBOOK

Em casos onde o CRAS nega a assistência, o idoso ou seus familiares podem recorrer judicialmente, buscando garantir o direito à assistência.

Recorrer com a Ação para Vaga em Casa de Repouso – Quais os Requisitos?

https://youtu.be/ckNzCnm3gQs?si=s3j2QHz9nqf9CY1Z

Portanto, se a família não tiver condições de cuidar do idoso em casa (em razão de questões estruturais, psicológicas, ninguém para ficar com ele) – nem condições financeiras (de contratar um cuidador ou casa particular), é recomendável que a família procure um escritório de advocacia especializado para recorrer judicialmente.

Atualmente, o judiciário brasileiro é 100% digital, sendo possível contratar escritórios de advocacia de forma remota, que atendem em todo o Brasil.

Deseja receber ajuda de um advogado para esse assunto?

Atendemos todo o Brasil! Conte com ajuda de advogados especializados para te auxiliar nesse assunto, preencha o formulário que em breve iremos entrar em contato com você.

 

Para ler mais sobre ação para vaga em casa de repouso, clique aqui.

Qual o Valor para Ficar no Asilo?

Após conseguir uma casa de repouso pelo CRAS, o valor para permanecer no local pode variar. No entanto, conforme o artigo 37 do Estatuto do Idoso, no máximo 70% do benefício do idoso pode ficar com a casa.

Em casos de recusa de assistência pelo CRAS, é possível recorrer ao sistema judicial para assegurar os direitos do idoso.

Conclusão – Conseguir Asilo pelo CRAS

Garantir o acesso a asilos ou casas de repouso requer conhecimento das normas legais e dos recursos disponíveis. O CRAS tem um papel fundamental nesse processo, mas, em caso de negativa, o sistema judiciário pode ser acionado para garantir que os direitos do idoso sejam plenamente respeitados.

Depoimentos

Confira o que nossos clientes dizem sobre nós.

Quem somos

Advogada Daiane sentada em uma poltrona, se encontra sorrindo com seu braço esquerdo sobre o ombro direito e pernas cruzadas.

Daiane Tomé Furlanetto

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

 
 
 
 
Advogada Beatriz Meller Garcia, com cabelos de médio comprimento, se encontra sorrindo, sentada em uma poltrona, vestindo uma blusa com um blaser branco por cima.

Beatriz Meller Garcia

Sócia-Advogada. Possui 7 anos de experiência na prática jurídica e é membro da comissão de direito dos Idosos da Subseção da OAB de Criciúma/SC

Deixe seu comentário:

Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.